O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente. Gandhi
Paula Amaral
Sobre mim
Chamo-me Paula e nasci em Maputo (Moçambique).
Desde muito jovem que sinto o gosto pelo desenvolvimento pessoal e transpessoal.
Fui crescendo, tornei-me adulta e, ao longo dos anos, esqueci o meu sonho (espero que não te tenha acontecido a ti). Sentia-me insatisfeita com a área profissional que desenvolvia, embora ela me tenha dado muitas ferramentas para aprender a trabalhar com os outros.
Passei por uma doença grave e quase terminal, o que levou a que me interrogasse sobre o sentido da minha vida. Foi assim que esse meu sonho de criança me voltou à consciência.
O meu objetivo é integrar tudo aquilo que fui aprendendo ao longo do caminho e que me ajuda a viver uma vida mais plena e feliz.
Sem sombra de dúvida, o que mais me tem ajudado neste percurso foi conhecer a influência da minha árvore genealógica nos meus pensamentos, emoções, crenças e programas inconscientes.
Acredito plenamente que sabermos e conhecermos a forma como funcionamos é a chave para podermos decidir realmente quem queremos ser, fazer e ter e, a partir daí, podermos reprogramarmo-nos conscientemente.
Para atingir o meu objetivo, acompanho pessoas em consultas, ajudando-as a crescer emocionalmente, a solucionar conflitos e a reconhecerem-se a si mesmas.
Também desenvolvo palestras e cursos presenciais.
Este blog foi criado com a intenção de levar informação, formação e recursos às pessoas nas diferentes áreas das suas vidas.
A verdade é que existem muitas ferramentas no mundo do desenvolvimento pessoal, tantas formas diferentes de observar o mesmo e isso faz com que seja normal que não saibas a qual delas recorrer: Terapia, Coaching, Ho'oponopono, Tapping, Transgeracional, Bioevolução... qual?
Foi isso que me aconteceu no início, procurava mas não sabia o que mais me poderia ajudar ou por onde começar.
Assim, é importante dizer-te que não tens que te preocupar mais.
A vida acaba sempre por nos levar ao caminho certo (quando o permites) e, além disso, estou eu aqui para te guiar a cada passo do teu desenvolvimento pessoal, se é que tu precisas.
O desenvolvimento pessoal pode ser visto de duas maneiras:
Através da compreensão do passado, como se faz na terapia;
Através da focalização no futuro, como se faz no coaching.
Na minha opinião, a conjugação dos dois é a forma perfeita sempre que se mantenha uma atitude focada no "momento presente" e conexão contigo mesmo.
Se a tua vida fosse um barco a remos, também precisarias dos dois para chegar a bom porto. Um remo para compreender o teu passado e um remo para te levar rumo ao futuro e, a força com que remas, chama-se conexão com o teu ser essencial e o com o momento presente. Se só remares para um lado, acabas a remar em círculos.
"Eu decidi ficar com o amor, o ódio é um fardo muito grande para suportar" Martin Luther King

